domingo, 13 de julho de 2008

Diário de bordo - I parte

ATENÇÃO: Esse é diário que elaborei para a aula de Formação do Leitor da Faculdade de Letras. Adorei cada minuto que tive estudando esse assunto e gostaria de compartilhar com você, pois além de ser um diário de bordo, há também uma reflexão sobre vários assuntos.

Rio, 3 de março de 2008

Hoje foi o primeiro dia da aula Formação do Leitor. Tudo correu bem. A professora é a Ana Paula, minha conhecida. No último semestre do ano passado, ela me deu aula de Literatura e Cultura Brasileira em que se falava sobre a identidade nacional.
Como hoje foi o primeiro dia, Ana conversou apenas sobre a ementa do curso, a bibliografia que será usada e explicou que precisávamos fazer um diário, e que quem não fizesse o texto e seu nome fosse sorteado, ela tiraria meio ponto na prova.
A turma é composta de estudantes muito novos, acho que deve ter apenas umas três ou quatro pessoas na minha faixa etária. Mas foi legal. Não me importo de estudar com gente nova, aprendo muito. Gosto da diversidade cultural.
Estou cheia de entusiasmo com esse curso, pois desde que entrei na Faculdade de Letras, no início de 2007, fiquei aflita para ter essa matéria. Naquela ocasião, a Manú havia se matriculado na disciplina, e ela me mostrou um texto que falava sobre um conto de fada politicamente correto. Um texto leve, engraçado, espirituoso e tudo de bom. Fiquei apaixonada pela narrativa, mas o De-Para já tinha terminado, e não pude me inscrever. Tive que esperar um ano para poder me matricular na disciplina. Vamos ver!
A bibliografia parece ser interessante. Se a matéria trilhar o mesmo caminho da Literatura e Cultura Brasileira, as aulas serão ótimas. Adorei ler no outro semestre textos como os de Andrade (Mário e Osvald), Zuenir Ventura, Heloísa Buarque de Holanda, Josué de Castro... foram muitos e não teve nenhum texto que desgostasse. Talvez gostasse mais de uns do que de outros, mas todos foram de alto nível e me levaram à reflexão.
Porém, o que mais gostei foram os seminários que a professora propôs. O meu grupo escolheu o tema Violência e literatura e amei pesquisar sobre o assunto. Acredito que todos do grupo se saíram bem, e foi muito bom!
Será que no curso de Formação do Leitor haverá seminário? Ela disse que dividirá a turma em pequenos grupos. Não sei como será a dinâmica. Vamos ver. Quem viver, verá.

Nenhum comentário: